quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Aos Seis Novembristas

Hoje recebi um mail de um amigo, o estrangeiro, destinado a todos os "seis novembristas", e que dizia o seguinte:

  "Dedico aos meus AMIGOS que, por uma razão ou outra (que não sejam de força maior), se RECUSAM a participar no 6 de Novembro 2010.
Viva o 6 de Novembro. Viva esta comissão de «merda».
O vosso amigo Miguel Pinto (estrangeiro para os amigos).
PS – Repassem aos seis novembristas p.f.. Não tenho mail de todos.




"Um dia a maioria de nós irá separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas atiradas fora,
das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos,
dos tantos risos e momentos que partilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das
vésperas dos fins-de-semana, dos finais de ano, enfim...
do companheirismo vivido.

Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje já não tenho tanta certeza disso.

Em breve cada um vai para seu lado,
Seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a encontrar-nos, quem sabe... nas cartas
que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...
Aí, os dias vão passar, meses... anos... até este contacto
se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo...
Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:
Quem são aquelas pessoas?
Diremos... que eram nossos amigos e... isso vai doer tanto!
 - Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida !
A saudade vai apertar bem dentro do peito.

Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...
Quando o nosso grupo estiver incompleto...
reunir-nos-emos para um último adeus a um amigo.
E, entre lágrimas, abraçar-nos-emos.
Então, faremos promessas de nos encontrarmos mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo...

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo:
não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de
grandes tempestades...
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem
morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem
todos os meus amigos!"


Fernando Pessoa



O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
Mas na intensidade com que acontecem
Por isso existem momentos inesquecíveis,
Coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"






Fernando Pessoa

12 comentários:

  1. Boa Miguel!
    Apoio e subscrevo a 200%...
    José Gomes

    ResponderEliminar
  2. QUE O PRESENTE TEXTO SIRVA PARA QUE TODOS NÓS 6 NOVEMBRITAS REFLITAMOS SOBRE O QUE É SER AMIGO, O QUE É PERTENCER AO GRUPO DO 6 DE NOVEMBRO, ENTENDER O ESPIRITO QUE ESTÀ SUBJACENTE AO MESMO (AMIZADE)INDEPENDENTEMENTE DOS ARRUFOS, DESENTENDIMENTOS, OPINIÕES CONTRÁRIAS, CHATICES, ZANGAS,BOCAS, CHAMEM-LHE O QUE QUISEREM QUE SUBSISTEM NO NOSSO SEIO.
    JULGO QUE É ALTURA PARA QUE SE FAÇA UM APELO SINCERO E AMIGO AOS QUE NÃO VÃO AO 6 DE NOVEMBRO PARA QUE PENSEM E REFLITAM SOBRE A SUA IDA, POIS COMO DIZIA FERNANDO PESSOA " EXISTEM MOMENTOS INESQUECIVEIS, COISAS INEXPLICAVEIS E PESSOAS INCOPARÁVEIS."
    JULGO AINDA APESAR DE NÂO ESTAR MANDATADO PODER DIZER EM NOME DE TODOS OS QUE VAMOS QUE CASO CONTINUEM A ENTENDER QUE ESTE ANO NÃO VÃO AO 6 DE NOVEMBRO POR MERO "CAPRICHO" SENTIREMOS A VOSSA FALTA PORQUE SOMOS AMIGOS.

    ResponderEliminar
  3. O texto que o nosso amigo Miguel "Estrangeiro" nos enviou, personifica de forma soberba o sentimento "AMIZADE".De facto como diz outro anónimo o presente texto deverá servir para que todos nós 6 NOVEMBRISTAS reflitamos sobre o que é ser Amigo.
    Não estou de forma alguma, contra o apelo sincero e amigo feito aos que não vão, até compreendo e concordo.
    No entanto, entendo que a essencia do texto nos deveria orientar sempre como um principio, e não como forma de resolver alguma questão, ou seja é mais facil evitar doque depois resolver os problemas. O que quero dizer è que se desde o principio, não de agora mas já de há muitos atrás, fosse-mos capazes de nos fazer-mos ouvir e de dialogar, muitas destas situações: elementos que não vão(não por motivos de força maior), muitos outros que vão mas dizem que sobre protesto, inclusão de novos elementos sem consenso absolutamente nenhum, atitudes menos proprias de alguns elementos em relação a outros, etc,etc... eram perfeitamente evitaveis.
    VIVA O 6 DE NOVEMBRO

    ResponderEliminar
  4. CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! CENSURA! AMEAÇAS! CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!AVISOS!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA! 25 DE ABRIL SEMPRE CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!CENSURA!

    ResponderEliminar
  5. olá a todos
    para quê tanta conversa agora, se tudo isto era perfeitamente evitável.
    Esperemos que tudo corra bem com esta comissao (de merda)porque todos nós 6 NOVEMBRISTAS merecemos. opiniões todos nós temos e ninguem é dono da razao,portanto vamos todos parar pensar
    Quanto aos meros caprichos que falam dos 6 NOVEMBRISTAS que não vão tambem tenho a minha opiniao apesar de tambem não estar mandatado para o fazer poder dizer em nome dos que ficam,ESTA VIAGEM NAO É POR CAPRICHO?

    ResponderEliminar
  6. Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontra, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.

    ResponderEliminar
  7. Em virtude dos belos textos escritos pelos vários anónimos neste post deste blog estarem a assumir proporções "quaise" poéticas, não poderia deixar de participar no mesmo, não com poemas meus porque não tenho capacidade para tal, mas com dois poemas de dois dos nossos maiores poetas de sempre. a seber :

    1ºPOEMA - JOSÉ CARLOS ARY DOS SANTOS
    TOURADA

    Não importa sol ou sombra
    camarotes ou barreiras
    toureamos ombro a ombro
    as feras.
    Ninguém nos leva ao engano
    toureamos mano a mano
    só nos podem causar dano
    espera.

    Entram guizos chocas e capotes
    e mantilhas pretas
    entram espadas chifres e derrotes
    e alguns poetas
    entram bravos cravos e dichotes
    porque tudo o mais
    são tretas.

    Entram vacas depois dos forcados
    que não pegam nada.
    Soam brados e olés dos nabos
    que não pagam nada
    e só ficam os peões de brega
    cuja profissão
    não pega.

    Com bandarilhas de esperança
    afugentamos a fera
    estamos na praça
    da Primavera.

    Nós vamos pegar o mundo
    pelos cornos da desgraça
    e fazermos da tristeza
    graça.

    Entram velhas doidas e turistas
    entram excursões
    entram benefícios e cronistas
    entram aldrabões
    entram marialvas e coristas
    entram galifões
    de crista.

    Entram cavaleiros à garupa
    do seu heroísmo
    entra aquela música maluca
    do passodoblismo
    entra a aficionada e a caduca
    mais o snobismo
    e cismo...

    Entram empresários moralistas
    entram frustrações
    entram antiquários e fadistas
    e contradições
    e entra muito dólar muita gente
    que dá lucro as milhões.

    E diz o inteligente
    que acabaram as canções.


    2º POEMA - JOSÉ NIZA
    E DEPOIS DO ADEUS

    Quis saber quem sou
    O que faço aqui
    Quem me abandonou
    De quem me esqueci
    Perguntei por mim
    Quis saber de nós
    Mas o mar
    Não me traz
    Tua voz.

    Em silêncio, amor
    Em tristeza e fim
    Eu te sinto, em flor
    Eu te sofro, em mim
    Eu te lembro, assim
    Partir é morrer
    Como amar
    É ganhar
    E perder

    Tu vieste em flor
    Eu te desfolhei
    Tu te deste em amor
    Eu nada te dei
    Em teu corpo, amor
    Eu adormeci
    Morri nele
    E ao morrer
    Renasci

    E depois do amor
    E depois de nós
    O dizer adeus
    O ficarmos sós
    Teu lugar a mais
    Tua ausência em mim
    Tua paz
    Que perdi
    Minha dor que aprendi
    De novo vieste em flor
    Te desfolhei...

    E depois do amor
    E depois de nós
    O adeus
    O ficarmos sós

    ResponderEliminar
  8. primo da amiga da mulher do araujo24 de outubro de 2010 às 15:14

    O Manuel Alegre andará "metido nisto""

    ResponderEliminar
  9. BONECOS DA CONTRA INFORMAÇÃO - PERSONAGEM MANUEL ALEGRE24 de outubro de 2010 às 16:38

    A MIM NINGUEM ME CALA

    ResponderEliminar
  10. Cala-te " BURRO ".

    ResponderEliminar
  11. Em vez de estar tudo a dormir neste domingo à tarde, estais por cá a mandar bocas??? Que tal uns sapitos pra lanche ???

    ResponderEliminar
  12. filho da tia do primo da sobrinha do cunhado da irma do araujo25 de outubro de 2010 às 11:07

    alguem vai ter de os comer (os saPITOS)

    ResponderEliminar